Um mapa do fluxo de valor é uma representação visual dos fluxos de materiais e informações para uma família de produtos. Serve para analisar o funcionamento sistêmico de um fluxo de valor e esboçar estados futuros melhores.
Um fluxo de valor estendido é composto de todas as etapas necessárias para transformar matérias-primas básicas em produtos para os consumidores finais. Na maior parte dos casos, um fluxo de valor estendido perpassa múltiplas plantas e/ou empresas.
Uma simples análise de fluxo de valor "porta a porta" (uma única planta) nos mostra uma quantidade enorme de desperdícios. Quando olhamos para o fluxo de valor estendido, que abrange fornecedores de fornecedores e clientes de clientes, os desperdícios assustam ainda mais.
Este workshop é baseado no manual "Enxergando o Todo", de James Womack e Daniel Jones. Trata-se de uma ampliação do escopo do mapeamento, analisando múltiplas plantas e/ou empresa e construindo estados futuros para a cadeia como um todo. Pressupõe abertura e cooperação entre as empresas que compõem o fluxo estendido para que os resultados sejam alcançados.
O ciclo de mapeamento se inicia com o levantamento do estado atual. Então, o estado futuro 1 é projetado, no qual o fluxo contínuo, puxado e nivelado é implementado dentro de cada planta do fluxo de valor estendido. O passo seguinte é elaborar o estado futuro 2, em que sistemas puxados e nivelados são implementados entre as plantas.
Depois, pode-se pensar em um estado ideal, um guia para direcionar a ação coletiva em busca do fluxo de valor perfeito, com zero desperdício. A transição entre as etapas precisa ser cuidadosamente planejada, e as partes envolvidas precisam estar em sintonia para tanto.