“Rápido” não significa necessariamente “melhor”, diz Jim Morgan

“Velocidade, para o mercado, não é apenas fazer as coisas mais rapidamente. É sobre utilizar o tempo para fazer as coisas com propósito claro”, acredita Jim Morgan, uma das atrações internacionais do Lean Summit 2014, num artigo (http://goo.gl/Gg03eA) publicado recentemente no site do Lean Institute Brasil.

No artigo, o especialista, um dos mais renomados consultores lean no mundo hoje, detalha 4 ensinamentos básicos para que a empresa não confunda “velocidade” com “qualidade”. Confira um resumo:

Entender as necessidades do produto:

Para o autor, empresas erram ao não investir o devido tempo à fase de desenvolvimento do produto, o que leva a produtos ruins e desperdícios. “É crucial que você utilize o tempo para entender profundamente quais são as necessidades do produto, quais atributos do processo e do produto são fixos e quais são flexíveis e quais necessidades individuais devem ser focadas.”

Unir “rapidez” com “qualidade”:

Morgan acredita que é preciso aliar a velocidade que o mercado precisa com o tempo necessário para se garantir qualidade. “Sempre fico surpreso de saber que algumas das organizações que mais objetivam uma maior velocidade de mercado não utilizam o tempo para entender sua capacidade de desenvolvimento por inteira”, resumiu o especialista.

Padronizar também requer tempo:

Para o autor, são minoritárias as companhias que investem em tempo adequado para fazer uma padronização correta dos processos. “Longe de inibir a criatividade, um sistema dinâmico de padronização é a base para excelência”.

“Enxergar o todo” gera rapidez:

Morgan acredita que enxergar o fluxo produtivo e, assim, conseguir eliminar os desperdícios, é a forma ideal de gerar rapidez. “A oportunidade mais comum para diminuir o lead time que eu já vi é entender e sincronizar as atividades interfuncionais no processo de desenvolvimento. Isso é chave para melhorar o desenvolvimento simultâneo e criar fluxo.”

Coautor do livro “Sistema Toyota de Desenvolvimento de Produto”, Morgan vai detalhar no Lean Summit 2014 como aplicar o Sistema Lean para desenvolver processos e produtos – e a importância disso para a competitividade das empresas.