Especialista detalha princípios que aplicou em mais de 30 empresas e 14 países

Um dos mais experientes consultores em lean do mundo, o norte-americano Art Byrne será uma das principais atrações do Lean Summit 2014.

Pois em sua conferência “The Lean Turnaround”, Art Byrne vai detalhar para o público brasileiro os mais importantes pré-requisitos que precisam ser colocados em prática para que uma implementação lean tenha sucesso garantido – fruto dos seus mais de 30 anos como participante ativo em implementações do tipo em mais de 30 empresas, em 14 países.

Minha apresentação também vai focar em como deve ser o ‘papel crítico do líder’ em qualquer implementação lean bem sucedida. Se você é um CEO, chefe da divisão, gerente da fábrica ou líder de departamento isso será de fundamental importância, para que você possa desempenhar um papel adequado e estratégico em sua empresa”, resumiu Byrne.

Para o especialista, o papel do líder é um “ingrediente-chave” na mudança de uma gestão tradicional para uma gestão lean.

“Lean não é um modelo que você consiga implementar de ‘baixo para cima’. Por isso, para que haja sucesso, deverá ocorrer uma mudança significativa na forma sobre como o líder se comporta”, afirmou o expert.

Segundo Byrne, nesse sentido sua palestra vai promover um “raio-x” sobre os conceitos que o autor detalhou em seu livro “Lean Turnaround – como líderes usam os princípios lean para criar valor e transformar suas companhias”, lançado em 2012, nos EUA.

De acordo com o autor, o primeiro passo para se implementar o modelo lean com sucesso é compreender claramente os fundamentos desse modelo de gestão.

“Há muitas idéias falsas sobre lean, e pretendo dissipar algumas delas em minha palestra. Lean é algo que só se aprende fazendo – e essa é a abordagem adequada. Vou falar muito disso e de lean como estratégia. E não como um monte de ferramentas, visão que infelizmente ainda é compartilhada por muita gente nas empresas”, adiantou Byrne.

Consultor internacional, Art Byrne inicou sua “jornada lean” como gerente geral da GE e nunca mais parou. Por exemplo, em sua atuação como CEO da Wiremold, uma então tradicional empresa norte-americana de materiais elétricos, onde ele ficou famoso por, em menos de 10 anos, quadruplicar o tamanho da companhia e aumentar seu valor de mercado em 2.500%.

Economista pela Boston College, com Mestrado pela Babson College, Art Byrne também é membro do Conselho do Shingo, prêmio considerado o “Oscar” americano concedido aos praticantes do pensamento lean.