160 participantes, 5 palestrantes,
casos brasileiros e internacionais
No dia 26 de novembro de 2013, o Lean Institute Brasil (LIB)
promoveu o 1º Lean Summit Saúde,
primeiro evento totalmente dedicado ao assunto realizado país. Foram 160 participantes,
vindos de todas as regiões do Brasil (12 Estados), dos EUA, Chile e Uruguai.
Mais segurança para o paciente, muito menos desperdícios
O evento teve como objetivo ampliar a consciência a respeito
do potencial de aplicação,
promover a troca de experiências e aprendizados, aproximar organizações e profissionais
interessados
e apresentar ideias e exemplos que representem a fronteira do conhecimento (no Brasil
e no mundo).
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A jornada lean na saúde
A essência lean é a contínua eliminação dos desperdícios,
que permeiam praticamente todos os tipos
de processos: assistenciais, de suporte e administrativos. Se formos capazes de
eliminar o esforço
desnecessário, haverá mais tempo e recursos disponíveis para as atividades realmente
importantes.
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Programação do evento
5 Sessões, 4 empresas, 5 palestrantes
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O caminho para lean na saúde
Dr. John Toussaint
Fundador e CEO da Thedacare Center for Healthcare Value
Abordou princípios, sistemas de trabalho e comportamentos
que precisam ser construídos, nutridos e refinados ao longo do tempo para que a
transformação lean se sustente. John mostrou as etapas do caminho de transformação
com base nas experiências assimiladas ao longo dos últimos 8 anos, período em que
visitou 120 organizações em 12 países.
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O poder do gemba
Helen Zak
Diretora de Operações da Thedacare Center for Healthcare Value
Mostrou como hospitais estão descobrindo o poder do gemba
para alavancar resultados em qualidade, custos e satisfação de pacientes e colaboradores.
Gemba significa “lugar onde o trabalho acontece” e remete à necessidade de se estar
próximo aos profissionais que tocam o paciente, engajando-os na busca por melhorias
e na resolução de problemas.
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Grandes mudanças em pequenas organizações
Dr. Carlos Frederico Pinto
Diretor Executivo do IOV
Com limitados recursos financeiros e materiais, o Instituto
de Oncologia do Vale vem implementando lean desde 2008, com excelente resultados.
O caso, que foi apresentado pelo principal executivo da organização, deixou evidente
como a gestão de mudanças, a melhoria contínua e a inovação precisam estar integradas
para que funcionem bem em organizações de pequeno porte.
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Alinhando propósitos, processos e pessoas
Daniela Akemi
Gerente da Qualidade do Hospital São Camilo
A Rede São Camilo é pioneira na aplicação das técnicas e conceitos
lean na área da saúde no Brasil. Desde 2007, diversos projetos vêm sendo conduzidos
em diferentes unidades da Rede com diferentes graus de sucesso e resultados. Foram
compartilhadas as fragilidades do modelo adotado, as lições aprendidas e as estratégias
para retomada diante dos novos desafios.
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Evolução gradativa:começando por processos críticos de suporte
Roberto Chimionato
Gerente de Melhoria Contínua do Hospital São Francisco
A rede de Hospitais São Francisco iniciou sua jornada lean
em 2012, tendo inicialmente focado processos indiretos do cuidado, como CME, Farmácia
e Almoxarifado, com objetivo de disseminar gradativamente a cultura na instituição.
Um dos grandes desafios foi buscar o equilíbrio entre a padronização dos processos
e as necessidade específicas da assistência, fazendo com que o se processo tornasse
flexível, viável e confiável.
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Abrangência
Vindos de todas as regiões do Brasil (12 Estados) e 3 países: EUA, Chile e Uruguai.
Saúde: 70% - Indústria: 12% - Serviços: 8% - Universidades e terceiro setor: 10%
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