A SulAmérica é a maior seguradora independente do país. Desde outubro de 2007, é
listada na BM&FBovespa no nível 2 de Governança Corporativa. No ano de 2014, a companhia
registrou receitas totais de R$ 16,9 bilhões e lucro líquido recorrente recorde
de R$ 548,7 milhões. Fundada em 1895, a companhia atua em várias linhas de seguros,
como saúde e odontológico, automóveis e outros ramos elementares e vida. Com mais
de sete milhões de clientes, a SulAmérica atua ainda em previdência privada, investimentos
e capitalização. A empresa focalizou seus esforços no primeiro ano de implementação
no Rio de Janeiro no negócio de sinistros de automóveis, buscando um maior equilíbrio
entre a já boa qualidade dos serviços, comprovada pelos altos níveis de satisfação
dos clientes, com uma melhoria na eficiência de seus processos para obter melhores
resultados financeiros. Alguns dos processos melhorados foram o de pagamento para
as oficinas fornecedoras de serviços de reparos de automóvel. O modelo existente
gerava atrasos nos pagamentos aos fornecedores, razão de alguns ruídos com aqueles
que estão na linha de frente com os clientes. Como parte de uma nova estratégia
para alavancar a qualidade e melhorar o relacionamento com as oficinas, atualmente
o processo de pagamento está estruturado e em dia, abrindo um novo horizonte de
possibilidades, principalmente a de confiança e parceria. A segunda frente de trabalho
focalizou na implementação de um novo conceito de serviços para o Centro Automotivo
SulAmérica (CASA), que tem facilitado a vida dos clientes, reduzindo os lead times
para realizar orçamentos e orientando os clientes para a oficina certa, além de
dobrar a produtividade dos peritos e sua satisfação no trabalho, pois agora podem
focalizar em atividades que agregam valor, além de reduzir custos e liberar mão
de obra de atendimento, entre outros benefícios. O outro foco dos trabalhos é mais
amplo e está em andamento, envolvendo todo o processo de sinistros, desde a ocorrência
até a retirada do veículo reparado pelo segurado das oficinas.
Ponto de Conhecimento: A importância de fazer um esforço de alinhamento entre
todos os envolvidos nos vários níveis da empresa, discutindo dados e fatos e com
alternativas para facilitar a negociação e conquistar a concordância e apoio (“devagar
para ir rápido”). Além disso, a mudança de cultura de "apagar incêndio", atuando
apenas no sintoma, para um modelo de olhar a causa e estudar as melhores alternativas
de soluções.