Indivíduo com clara responsabilidade pelo sucesso de um fluxo de valor. O fluxo
de valor pode ser definido no nível do produto ou do negócio (incluindo o desenvolvimento
de produto), ou no nível da planta ou das operações (da matéria-prima à entrega).
O gerente de fluxo de valor é o arquiteto do fluxo de valor, identificando o valor
conforme definido pelo cliente e liderando o esforço para se atingir um fluxo cada
vez mais enxuto.
O gerente de fluxo de valor foca a organização no alinhamento das atividades e dos
recursos em direção à criação de valor, embora nenhum dos recursos (financeiros,
humanos, ativos etc.) realmente "pertençam" a ele. Assim, a gestão do fluxo de valor
distingue entre responsabilidade, função do gerente de fluxo de valor, e autoridade,
função de cada departamento que controla os recursos. O papel das áreas funcionais
é fornecer os recursos necessários para atingir a visão do fluxo de valor, conforme
definido pelo gerente do fluxo de valor. Este lidera por meio de influência, e não
por imposição e, assim, pode ser igualmente eficaz em uma organização funcional
tradicional ou organização matricial, evitando o erro comum das organizações matriciais,
que é a perda de responsabilidade e de eficácia na tomada de decisão.
O arquétipo do papel do gerente do fluxo de valor é o engenheiro-chefe da Toyota,
que tem poucos subordinados e recursos sob seu controle direto.
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