Instalação que seleciona e (re)combina uma variedade de itens advindos de diversos
fornecedores para que sejam enviados aos vários clientes, tais como plantas montadoras,
distribuidores ou revendedores.
Um exemplo comum é uma instalação operada por um fabricante com muitas plantas,
a fim de coletar material originário de muitos fornecedores com eficiência. Quando
chega um caminhão carregado com produtos dos fornecedores, ele é imediatamente descarregado
e os produtos são levados para outros caminhões, que se dirigirão a diferentes instalações.
Um cross-dock não é um armazém, pois não estoca materiais. Os produtos normalmente
são descarregados dos veículos que chegam e transportados aos veículos que os transportarão
a outros locais em apenas uma etapa ou movimentação. Caso estes saiam com muita
frequência, pode ser possível esvaziar o cross-dock a cada 24 horas.
Artigo Relacionado: "Logística Lean". Autor: Nelson Takeuchi - Lean Institute Brasil.
Leia aqui o artigo completo.
"Cross Docking - Essa é uma modalidade de logística semelhante a um entreposto,
ou seja, é uma versão aperfeiçoada de consolidação simples de carga. Mas diferentemente
da consolidação de carga, nesta modalidade não deve haver armazenagem, os caminhões
chegam a uma plataforma compostas de docas de recebimento e despacho. Em seguida
transferem-se rapidamente as cargas diretamente de um caminhão para outro, assim,
apesar do handling a mais, evita-se o estoque intermediário e consegue-se uma otimização
na operação logística com um bom aproveitamento de eficiência na carga. É muito
empregada em longas distâncias com origens e destinos distintos, isto é, consolida-se
rapidamente na própria plataforma materiais com destino comum. Portanto, o principal
mérito dessa modalidade é a velocidade e o transporte em lotes pequenos e/ou lotes
fracionados.
De novo o controle de chegada, saída do caminhão, e em trânsito é fundamental para
que possamos sincronizar a operação. Para implementar, recomenda-se o emprego do
Trabalho Padronizado implementado após uma análise minuciosa do TCTP (Tabela Combinada
de Trabalho Padronizado). Sim, é isso mesmo, é mais uma quebra de paradigma. O TCTP
não é aplicado somente onde se envolvem o trabalho homem e máquina automática, poderá
sim ajudar em uma análise com a finalidade de sincronizar a operação logística."
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