O que é o Desdobramento da Estratégia da organização?


Processo de gestão que alinha, tanto vertical quanto horizontalmente, as funções e atividades de uma empresa aos seus objetivos estratégicos. É desenvolvido um plano específico, geralmente anual, com objetivos, ações, prazos, responsabilidades e indicadores precisos.

O exemplo de A3 (abaixo) mostra a estratégia de um diretor do departamento de finanças para fazer com que a empresa volte à lucratividade (Dennis, 2007). A caixa de desenvolvimento na parte superior esquerda ilustra que a empresa não alcançou seu faturamento-alvo e seu EBTI-alvo no ano passado. Também mostra os níveis de estoque, pois o diretor acredita que ele seja o maior desperdício e um sério empecilho no fluxo do caixa. O "V", classificação vermelha, na caixa de Reflexão mostra que os importantes esforços de melhoria não funcionaram o ano passado. A Análise, abaixo da Reflexão, mostra as ações mais importantes a serem feitas para se alcançar os objetivos estratégicos para lucratividade deste ano. O Plano de Ação do lado direito estipula o "quem", "o que", "quando" e "como" da estratégia. A caixa de Acompanhamento exibe preocupações persistentes e como o diretor verificará o progresso.

A3 do Departamento Financeiro

A3 do Departamento Financeiro

O desdobramento da estratégia, também conhecido como hoshin kanri, pode começar como um processo de cima para baixo quando uma empresa está se mudando para o lean. Contudo, uma vez estabelecidos os principais objetivos, deve se tornar um processo não só descendente, mas também ascendente, envolvendo um diálogo entre a alta direção e as equipes de projeto, com relação ao tempo e aos recursos disponíveis e necessários para que os objetivos sejam alcançados. Esse diálogo é normalmente chamado de catchball (ou nemawashi), visto que as ideias vão e voltam.

O objetivo é combinar os recursos disponíveis com os projetos desejados, de modo que apenas projetos necessários, importantes e atingíveis sejam autorizados. Isso tem a finalidade de evitar a prática de organizações que embarcam em muitas iniciativas de melhoria, as quais são populares em partes da organização apenas, e não em seu todo, pela falta de acordo interfuncional e de recursos.

Na medida em que uma empresa progride em sua transformação lean e ganha experiência com o desdobramento da estratégia, o processo deve se tornar muito mais ascendente do que descendente, com todas as áreas da organização propondo ações à alta direção. Uma organização lean madura, como a Toyota, pode chamar esse processo de gestão da estratégia ou desdobramento da política.


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