Especialistas em tecnologia digital criaram um termo para designar o lixo eletrônico: o "slop".
É o nome dado para conteúdos bizarros, sem sentido, feitos com apoio da Inteligência Artificial (IA), que confundem, enganam ou atrasam as pessoas durante buscas e pesquisas, por exemplo. Isso pode comprometer decisões e promover um enorme desperdício de energia humana.
Mais do que um novo conceito do meio digital, trata-se de um alerta para empresas. Temos tendência a pensar que a IA só vai melhor as coisas, tornando as empresas mais modernas, produtivas, competitivas... Não necessariamente.
O “slop” é uma evidência concreta de que a IA também pode criar coisas ruins ou simplesmente inúteis. Cada vez mais, vamos tropeçar em conteúdo digital desnecessário ou inapropriado, e isso vai impactar, cada vez mais, o dia a dia das empresas.
Antes de adotar a tecnologia, é preciso ajustar a mentalidade. A IA pode trazer muitas vantagens, mas também muito ruído. É papel da gestão garantir que novas tecnologias sejam incorporadas com propósitos claros, e não se transformem em fontes causadoras de novos problemas.
De maneira ampla, precisamos encontrar meios para que a IA facilite a vida humana e contribua para a criação de coisas úteis à sociedade. Dentro das empresas, o desafio é garantir que a nova tecnologia seja direcionada para melhorar a experiência do cliente, maximizar a entrega de valor e reduzir os esforços desnecessários.
O pensamento básico fundamental precisa considerar a IA como meio para a simplificação dos processos, estruturando fluxos de trabalho ágeis e robustos, no sentido de aumentar a produtividade e melhorar a qualidade dos produtos e serviços.
A IA pode ser uma valiosa aliada na identificação de erros, falhas e defeitos em diferentes etapas do processo. Pode também aumentar consideravelmente nossa capacidade de promover melhorias e resolver problemas dentro das organizações.
Considerando tais pressupostos antes da implementação, aumentamos as chances de fazer bom uso da nova tecnologia. Os investimentos, na maioria das vezes, são bastante expressivos. Portanto, precisamos garantir que vamos impactar positivamente o cliente e o negócio. E não apenas ampliar nossa capacidade de produzir “slop”.