GERAL

Melhorar gestão exige disseminar conhecimento de forma sistêmica e prática

Flávio Augusto Picchi
Melhorar gestão exige disseminar conhecimento de forma sistêmica e prática
Para que as pessoas se engajem e incorporem novas práticas é necessário disseminar o conhecimento sobre a melhoria que se pretende fazer

O processo de melhorar a gestão está intimamente ligado à geração e disseminação de conhecimento nas organizações. Para que as pessoas se engajem e incorporem novas práticas é necessário disseminar o conhecimento sobre a melhoria que se pretende fazer. Para que isso tenha realmente efeito, não se pode se restringir esse processo somente a treinamentos tradicionais.

Claro que treinar as pessoas é uma parte importante. Porém, se o objetivo é melhorar a gestão, então disseminar o conhecimento precisa ser algo mais amplo.

O mais importante é criar maneiras cotidianas para que os colaboradores adquiram conhecimento praticando, no dia a dia de trabalho, em meio às atividades que realizam.

Isso acontece quando se estabelece um processo em que líderes e liderados se envolvem a todo momento na busca pelas causas raízes dos problemas, discutindo e desenvolvendo alternativas, melhorando processos, eliminando desperdícios... Enfim, melhorando o trabalho de cada um de forma científica.

Isso, em resumo, é o que faz uma transformação lean numa empresa se tornar um processo bastante profundo e sustentável de melhoria de gestão. E ao participar de melhorias, todos aprendem sobre processos, produtos, clientes, etc. Novos conhecimentos são gerados, inclusive sobre como trabalhar em equipe e sobre os métodos de melhoria.

Ou seja, é o conhecimento sobre os conceitos se disseminando, mas principalmente pela prática cotidiana de aplicá-los de forma concreta.

Para que isso ocorra, de fato, é preciso haver uma combinação de várias estratégias, o que vai depender dos contextos de cada organização.

Por exemplo, é importante otimizar a capacidade da empresa de desenvolver em todos os colaboradores da organização uma visão sistêmica sobre os fluxos de valor. Em outras palavras, fazer com que cada indivíduo entenda profundamente a conexão do que faz com o que todos fazem e com o objetivo final de agregar valor real para os clientes.

Outro fator fundamental é incutir na mentalidade das pessoas o real desejo de olhar de forma crítica o trabalho que fazem, tentando desenvolver, a cada dia, melhores maneiras para executarem suas atividades.

Essas estratégias certamente vão fazer com que os indivíduos aprendam a todo momento. E, melhor ainda, num processo prático, sistêmico e extremamente ligado ao produto e/ou serviço da empresa, gerando melhorias ao mesmo tempo em que aprendem.

Publicado em 06/09/2023

Autor

Flávio Augusto Picchi
Senior Advisor do Lean Institute Brasil