Com público recorde de cerca de 1.500 pessoas, 112 palestrantes de 80 empresas de praticamente todos os setores, marcas icônicas, casos de diversos países, o Lean Summit 2023 também foi marcante porque explicitou uma série de marcos e tendências de gestão.
Uma das mais relevante é que ficou claro que estamos saindo da “era das ferramentas” e entrando na “era da gestão”. Os casos, os testemunhos, os resultados... tudo deixou evidente que se melhorias não estiverem inseridas num sólido e coerente sistema de gestão, a jornada simplesmente não se sustenta.;
Evidência desse novo grau de maturidade foi a quantidade de casos com abordagens “sistêmicas”. Ou seja, transformações profundas orientadas à integração entre áreas funcionais, etapas de processos e níveis hierárquicos dentro das organizações. Vimos também diversos exemplos de conexão com fornecedores, distribuidores e demais elos da cadeia de valor estendida. As jornadas lean se parecem cada vez menos como um apanhado de melhorias desconectadas.;
Também ficou claro que o elemento humano está no cerne da equação para o sucesso. Por mais que estejamos imersos num mundo cada vez mais digital e cercados por tecnologia, as pessoas continuam sendo o grande diferencial, a base de tudo. Sem a “tecnologia humana”, esbarraremos rapidamente nos limites da tecnologia da informação.;
Diferentes casos reforçaram essa percepção. Empresa maduras e mesmo iniciantes evidenciaram a importância das práticas lean de gestão no sentido de gerar novas vantagens competitivas e modelos de negócios. Com isso, as conexões, a visibilidade e a abrangência da jornada lean, desde a estratégia até a operação, foram alguns dos principais enfoques.;
Outra perspectiva importante foi perceber os esforços para gerar maior resiliência das cadeias de suprimentos diante dos cenários de incertezas, mudanças “multipolares” e choques diversos, a chamada “policrise”. Com isso, destacou-se, sob a ótica lean, a logística multicanal e omnichanel, diante do mercado, cada vez mais, com alta variabilidade de demandas e variedade de SKUs, demandando, também, abordagens mais sustentáveis, com economia verde e circular.;
Ficou claro que as instituições aprenderam muito com a pandemia, tendo lean como inspiração fundamental para atravessar aquele momento difícil, com equipes desfalcadas e lideranças sobrecarregadas. Tudo isso exigiu, intensamente, a busca pela maior eficiência possível com os recursos existentes.;
Houve clara percepção sobre a evolução da governança lean atrelada à estratégia e investimento em inovação e sustentabilidade. Também se percebeu uma consciência maior sobre a importância das pessoas no gemba, com o incremento de rotinas de solução de problemas, da gestão visual, do trabalho padronizado, gerando economia de tempo e de recursos. Foi interessante notar os executivos das empresas unânimes em afirmar que o pensamento lean precisa estar na base das operações.;
Acreditamos que o Lean Summit 2023 tenha feito jus ao slogan do evento que foi “Construindo juntos o futuro”. Mostrou que podemos e devemos unir, de forma lean, os diferentes níveis organizacionais e áreas funcionais. “Juntos”, por exemplo, como empresas de uma mesma cadeia de valor que trabalham unidas para melhorar seus processos e entregar mais valor para seus clientes. Ou simplesmente “juntos” como organizações diferentes, não conectadas diretamente, mas que podem e devem aprender umas com as outras.;
O Summit 2023 acabou há pouco, mas já estamos trabalhando na preparação do próximo. Isso significa que ele nunca termina. Começamos a pensar e a planejar o evento de 2025. Estamos ansiosos para conhecer novos casos, novas iniciativas e avanços de quem já está no caminho. A jornada continua. Que venha 2025. Estaremos juntos!