GERAL

Aprender é a verdadeira essência de toda organização

Flávio Augusto Picchi
Aprender é a verdadeira essência de toda organização
As pessoas são um patrimônio muito mais importante do que tecnologia ou capacidade financeira

O que torna uma empresa mais competitiva do que suas concorrentes? Esta é uma das perguntas mais repetidas quando se trata de gestão.

Uma resposta frequente aponta para as pessoas, que são um patrimônio muito mais importante do que tecnologia ou capacidade financeira. São elas que diferenciam as organizações, inovando e surpreendendo os clientes.

Mas qual é a capacidade essencial das pessoas que uma companhia deve cultivar e desenvolver?

A gestão lean tem uma resposta clara: é a capacidade de aprender. E isso depende essencialmente de processos e ambientes criados na organização que propiciem o aprendizado, não só individual, mas também coletivo.

Por exemplo, desenvolver um novo produto, no fundo, é um esforço de conhecer os clientes, suas necessidades e as melhores formas de atendê-las. Melhorar um processo depende de aprender sobre suas características e como aperfeiçoá-los, visando atingir determinados objetivos. Otimizar uma cadeia de suprimentos exige o conhecimento sobre fornecedores e tudo o que acontece no fluxo de valor. Melhorar a gestão de pessoas passa pela compreensão do que é importante e inspirador para cada um.

Essas questões são tratadas cotidianamente em todas as organizações. Porém, em muitas delas, isso é feito de maneira isolada e desorganizada, mas não cumulativa e progressiva. Se nenhum aprendizado é gerado nesses processos, os problemas vão se repetir e se avolumar, cada vez com consequências piores.

No sistema lean, aprender a aprender, em todos os níveis, é algo fundamental. Isso se dá através de pequenos ciclos de PDCA, o famoso Plan-Do-Check-Act.

É por isso que o desenvolvimento de produtos se dá através de interações frequentes entre equipes multidisciplinares e dessas com os clientes. A melhoria de processos ocorre com os líderes estimulando as pessoas a exporem e resolverem problemas. A melhoria da cadeia de suprimentos é feita com a participação intensa dos fornecedores estratégicos, incorporando o conhecimento específico deles. A gestão de pessoas acontece principalmente nos locais de trabalho, através da interação diária dos líderes com as equipes.

A filosofia lean se baseia em princípios desenvolvidos pela Toyota, o que originalmente era chamado de TPS - Toyota Production System. Não é à toa que muitos se referem ao TPS como Thinking Process System – algo que é um sistema que muda nossa forma de pensar, o que, no fundo, está relacionado à reflexão e ao aprendizado sobre tudo.

Gerir um negócio implica em resolver problemas todos os dias, dos estratégicos aos pequenos desvios operacionais. A capacidade de aprender rapidamente, a cada ciclo, é o que garante um progresso continuado.

Publicado em 14/06/2023

Autor

Flávio Augusto Picchi
Senior Advisor do Lean Institute Brasil